top of page

NOSSA HISTÓRIA

 

O CCBRas nasceu da necessidade de conhecermos um pouco mais sobre a produção cerâmica contemporânea brasileira, quem são estes ceramistas, onde estão e quais são suas linhas de trabalho.

 

Esta idéia surgiu informalmente, em uma reunião de ceramistas e o Mestre Kenjiro Ikoma. Um pouco da história de nossa cerâmica será aqui registrada e poderá ser acessada.

Nosso objetivo é reunir os ceramistas, profissionais ou amadores, que estão ativamente produzindo cerâmica artística atualmente no Brasil, seja ela escultórica, utilitária ou decorativa.

 

O CCBRas pretende divulgar o trabalho de artistas que lidam com todo o processo cerâmico: modelagem, esmaltação e queima (seja em atelier próprio ou atelier escola).

MEMBROS ORGANIZADORES

 

Atualmente, a estrutura organizacional do CCBRas é composta por:

 

  • Kenjiro Ikoma 

  • Alexandre Malosti

  • Beth Shiroto Yen

  • Caius Maga 

  • Eliana Kanki

  • Fatima Rosa

  • Francely Catelli

  • Fusae Mizushima

  • Geórgia Abdalla Hannud

  • Gérson Ferreira

  • Gilson Carrijo 

  • Lidi Mansur

  • Makoto Fukusawa

Agradecimento especial ao Sr. Yukio Tsukada por tornar possível a realização deste site.

 

Também somos eternamente gratos aos membros abaixo que já fizeram parte de nossa equipe e muito colaboraram para o desenvolvimento deste coletivo:

  • Acácia Azevedo

  • Cristina Rocha

  • Lica Cruz

  • Maria Angélica Amat Dias
  • Miki Iryo Ogura 

  • Renata Amaral

  • Sônia Bogaz

  • Vicente Cardia

  • Viviana Faria 

HOMENAGEM ESPECIAL

9 - AND813-1
DSC_0037
11
DSC_5313
DSC_5387 copy
8
9
4
3
5

KENJIRO IKOMA

Nosso mestre nasceu em Mie Ken, Japão, em 1948. Aos 27 anos iniciou-se na cerâmica com o pintor e escultor Massuni Tsushimoto.

Chegou ao Brasil há cerca de 40 anos, completando quase meio século dedicado à arte do barro. Aqui, seu conhecimento ganhou inegável expressão artística na fusão de sua origem japonesa com o universo cultural brasileiro.

O primeiro forno anagama no Brasil foi feito por Ikoma com suas próprias mãos, em 1981. 

Sua criatividade não tem limites, sempre ensinando a buscar soluções simples mesmo para as questões mais complexas da cerâmica.

Em seu ateliê em Itapecerica da Serra podemos perceber método e organização aliados à leveza da intuição necessária para a criação. Ikoma sensei tem a admiração e respeito de seus alunos, como artista, mestre e, acima de tudo, como ser humano. Sua generosidade não tem limites.

bottom of page