Carta aos Artistas Ceramistas Associados ao CCBRas (Cerâmica Contemporânea Brasileira)
Caros Ceramistas,
Nestes últimos meses, com a disseminação do novo coronavírus – COVID-19, vivemos uma fase de mudanças que aconteceram numa velocidade extraordinária, nunca antes vivenciada pela nossa geração, e que tem afetado toda a humanidade. Solidarizamo-nos com todos aqueles que sofreram e tiveram que lidar com a doença e/ou as consequências da pandemia.
Anteriormente a esta crise, o CCBRas vinha desenvolvendo atividades direcionadas à divulgação da cerâmica brasileira, respeitando e valorizando o fazer de cada ceramista, e também traçando novos passos para o futuro.
Como resultado destes trabalhos e a participação da comunidade cerâmica, nos últimos dois anos demos um enorme salto no número de associados - que praticamente triplicou neste período -. Hoje contamos com mais de 1.000 ceramistas cadastrados e, com isso, se fez necessária a criação de um estatuto ,e consequentemente, do CNPJ da instituição, conforme divulgado.
Estamos reavaliando nossas ações anteriormente programadas para este ano de 2020 e cancelando as atividades que envolvem aglomerações, tais como o 'Empório de Cerâmica' e exposições. No entanto, mantém-se o concurso “A Xícara do Museu”, uma realização do Museu do Café e do Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI), em parceria com o CCBRas e sob curadoria da ceramista Hideko Honma.
Além disso, fortalecendo nossa missão, estamos estimulando a troca de contatos, de experiências e de conhecimentos através de encontros online (lives) e das redes sociais e, ainda, planejando novas formas de atuação para um futuro próximo, com o objetivo de nos mantermos mais unidos e fortes.
Como o grau de incerteza é grande, postergaremos o registro do estatuto por prazo indeterminado, em razão de todas as obrigações financeiras e fiscais que são exigidas neste processo, pois o CCBRas não possui receita fixa e nem recursos próprios.
É importante esclarecer que as decisões adotadas até o momento buscam, principalmente, informar a todos com transparência sobre os nossos passos e nossas dificuldades.
Por fim, queremos enfatizar nossos sinceros agradecimentos a todos os ceramistas que fizeram a diferença neste momento difícil, trazendo a oportunidade de união e colaboração, estreitando ativamente o diálogo, a troca de experiências e de conhecimentos entre todos. Que este patamar alcançado seja cada vez mais fortalecido.
"Talvez a saída esteja em olhar o que nos une, o que nos torna iguais, o que nos torna realmente humanos...¨
Um grande abraço,
Equipe CCBRas
Comments